Ana Rito

INSA

Ana Rito é Nutricionista licenciada pela FCNAUP,  Doutorada em Saúde Publica  (FIOCRUZ & Universidade Nova de Lisboa) e Mestre em Medical Sciences-Human Nutrition pela Universidade de Sheffield /UK,  possuindo formação avançada em "Metodologias de Investigação na Saúde" -Harvard School of Public Health/USA e 2 Post Docs em Nutrição.

É Investigadora no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, colaborando no seu Centro Colaborativo da OMS/Europa em Nutrição e  Obesidade Infantil, e Presidente da Direção do Centro de Investigação CEIDSS (www.ceidss.com) coordenando projetos de Investigação de prevenção da obesidade infantil ao nível local  de âmbito nacional e internacional, como o OPEN projeto financiado pela União Europeia, o MUNSI e o AMEA, projetos de saúde local envolvendo mais de 10 Municípios do país.

É a Investigadora principal do "Childhood Obesity Surveillance Initiative -COSI-/ WHO Europe" em Portugal e membro do  WHO/COSI Advisory Group.  

É igualmente Membro em várias Redes Europeias  como a "European Network on Reducing marketing pressure on children" e o Nutrition Group  da EASO tendo já colaborado com 29 Instituições Internacionais  entre elas  a Copenhagen Business School/Denmark.

Foi Presidente da Conferencia Internacional de Obesidade Infantil CIOI 2005, CIOI 2011 e CIOI 2017. 

Para além da vasta literatura científica produzida, foi Coordenadora de uma Licenciatura em Ciências da Nutrição (Universidade Atlântica até 2013) colaborando atualmente com a Universidade Lusófona.