Maria Antónia Calhau

INSA | OMS

Licenciada em Química pela Universidade de Lisboa em 1972, iniciou a sua carreira no mesmo ano no Instituto Nacional de Saúde (INSA) no Laboratório de Nutrição e Higiene dos Alimentos.
 
Tem formação em metodologias de análise de alimentos e cursos internacionais de pós graduação em Toxicologia Preventiva e Formação de Formadores sendo as suas principais áreas de trabalho a Segurança Alimentar e Nutrição.
  
Coordenou, de 2007 a 2018, o Departamento de Alimentação e Nutrição, e desde 2015 o Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
 
Foi perito nacional nos grupos de trabalho da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) Expert Group Chemical Occurrence e Expert Group on Food Consumption Data.
 
Foi membro do conselho executivo da Associação Internacional sem fins lucrativos EuroFIR AISBL desde a sua fundação em 2009 e até 2012.
 
Foi membro do Conselho Científico da Agência para a Qualidade e Segurança Alimentar Portuguesa de 2003 a 2005.
 
Organizou numerosas ações de formação para qualificação de profissionais de saúde e teve a regência da Cadeira de Toxicologia dos Alimentos do Curso de Nutrição e Engenharia Alimentar  no Instituto Superior de Ciências da Saúde – Sul de 1992 a 2001.
 
Tem coordenado e participado em vários projetos nacionais e internacionais e publicado artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e apresentado comunicações em reuniões nacionais e internacionais, sobre os vários temas em que tem desenvolvido a sua actividade ao longo de mais de quarenta anos.
 
Em 2012 foi-lhe concedida a medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde grau “Ouro”.