Ricardo Dinis-Oliveira

FMUP | IUCS-Cespu

Ricardo Jorge Dinis-Oliveira licenciou-se em Ciências Farmacêuticas em 2003 pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Pela mesma instituição Doutorou-se em Toxicologia em 2007.
Por despacho Reitoral obteve em 2008 o Título de Doutoramento Europeu e desde então desenvolve atividade científica e académica nas áreas da Toxicologia e Farmacologia das Substâncias Psicoativas, Pesticidas e Fármacos, nos seus aspetos pré-clínicos, clínicos e forenses.
Tem frequência do programa COHiTEC 2007 organizado pela Escola de Gestão do Porto em colaboração com a North Caroline State University e do Curso de Empreendedorismo organizado pela UPIN - Universidade do Porto Inovação.
Em 2009 completou o Curso Superior de Medicina Legal (atual Curso de Especialização em Perícias Forenses) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Nesta pós-graduação tem funções de Diretor e Coordenador do módulo de Ciências Laboratoriais.
Aprovou com sucesso 2 Pós-Doutoramentos em Toxicologia Clínica e Forense pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, respetivamente em 2010 e 2013.
Realizou em 2012 Provas de Agregação em Ciências Forenses na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Também em 2012 obteve o registo como formador de Professores no domínio A11-Ciências da Saúde.
Tem experiência na docência e regência de várias Unidades Curriculares relacionadas com a Toxicologia, Farmacologia, Projeto de Investigação, Projeto de Tese e Projeto de Dissertação.
Integra a Comissão de Acompanhamento do 2º e 3º Ciclos de Estudos em Ciências Forenses da Universidade do Porto.
Tem orientado várias teses de mestrado integrado, mestrado e doutoramento.
É autor de mais de 130 artigos publicados (representando mais de 3000 citações) em revistas internacionais, indexadas com peer-review e autor de cerca de 30 capítulos de livros, de 4 livros e de 4 patentes.
Tem o prémio Young Scientist Award em Toxicologia Forense atribuído pela International Association of Forensic Toxicologists e recebeu a Medalha de Mérito em Ciências atribuída pela Câmara Municipal de Santo Tirso.
Em 2016 recebeu o Prémio Young Forensic Scientist Award 2016 da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (Prémio Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira).
É Professor Auxiliar com Agregação do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU) e da FMUP.
É Investigador do UCIBIO-REQUIMTE - Laboratório Associado para a Química Verde, Tecnologias e Processos Limpos e do IINFACTS - Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde onde exerce funções de Coordenador da Linha de Investigação de Ciências Forenses.
Integrou o grupo dos 100 nomeados investigadores/professores de mérito, o âmbito das comemorações dos 100 anos da Universidade do Porto.
É atualmente Diretor do Departamento de Ciências, Coordenador do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Laboratoriais Forenses, do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Biomédicas e do 2º Ciclo de Estudos em Ciências e Técnicas Laboratoriais Forenses do IUCS-CESPU.
É Presidente da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF).
O índice h atual é 27