Rui Coutinho

PBS

Estratega, gestor de inovação e ciência, professor, investigador, mentor e empreendedor.
É Diretor Executivo do Center for Business Innovation da Porto Business School e Professor de Empreendedorismo no Magellan MBA.
 
Foi fundador e coordenador da Porto Design Factory, no Politécnico do Porto, estrutura que integra a Design Factory Global Network e a Stanford University Global Alliance for Redesign.
Nesse contexto, foi coordenador científico do Programa “ME310 STANFORD / PORTO”, uma Pós-Graduação em Inovação de Produto e Serviço, em parceria com 19 universidades de todo o mundo, onde desenvolveu atividades de inovação de produto e serviço com empresas como a Ikea Industry, Sonae, Nokia, Generali, Philip Morris International, Ford, CEI, Silampos, Triwool, etc.
Foi também o criador e gestor dos programas de aceleração de startups Porto Design Accelerator (para a indústria de manufatura) e Beta Sound System (para a indústria da música, media e entretenimento).

Foi professor adjunto convidado Comunicação, Marketing e Cultura na Escola Superior de Media Artes e Design, na Escola de Superior de Tecnologia e Gestão e no Instituto Superior de Contabilidade e Adminsitração do Porto (Politécnico do Porto) e professor convidado de Customer Development na Estonian Business School.
É co-fundador da Ignition (PT) e da i-Angola (AO), duas boutiques de consultoria especializadas em investigação, desenvolvimento e avaliação de políticas públicas de atividades sociais, educação, empreendedorismo e inovação, quer em África, quer na Europa.
É “expert” do projeto "HEInnovate" da OCDE / Comissão Europeia.
É mentor de startups na Europa, EUA e Angola.
É licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada e possui o Título de Especialista em Comunicação Organizacional pelo Instituto Politécnico do Porto.
É ainda investigador (doutorando) em Ciências da Comunicação (Comunicação Estratégica) na Universidade do Minho e investigador associado do GECAD (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e do CERN.